Escola de Samba Bambas

.

Grêmio Recreativo Escola de Samba Bambas

Fundação: 10 de março de 1927

Cidade: Ribeirão Preto – Estado de São Paulo

Em 10 de março de 1927 as famílias Amâncio e Santos se reuniram debaixo de uma mangueira para formarem o primeiro cordão carnavalesco de Ribeirão Preto, denominado “Sociedade Dançante Carnavalesca Bambas”, nas esquinas da Rua Tamandaré X Capitão Salomão, nos Campos Elíseos, atual Escola Industrial José Martimiano da Silva.

Está entre as escolas mais antigas do Brasil, mas só foi oficializada como pessoa jurídica em 1933, quando registrou o seu primeiro estatuto social.

Sua primeira presidenta, Dona Paula Santos, esposa do seu Xilim, da família Amâncio, foi a primeira mulher negra de Ribeirão Preto a presidir uma agremiação carnavalesca e o primeiro secretário o jovem Aristoteles, com 18 anos.

A agremiação foi fundada com a finalidade de proporcionar as famílias negras da cidade sua participação no carnaval, já que eram impedidas de festejarem o carnaval da cidade em conjunto com as famílias tradicionais e da alta sociedade, que desfilavam em carroças e carros de passeio na área central  e após o término do desfile seguiam para os salões.

O cordão dos Bambas desfilava nas proximidades da Estação de Trem da Companhia Mogiana de Estradas de  Ferro, local da atual Estação Rodoviária com a participação das famílias mais humildes, passando a desfilar posteriormene na Rua General Osório e na Explanada do Thearo Pedro II. O cordão “Escola de Samba Dançante Bambas” foi a único cordão durante dez anos, iniciando a rivalidade somento com o sugimento de novas escolas entre 1937 e 1957.

Os Bambas participou de todos os carnavais da cidade e permanece em atividade há 84 anos com vários prêmios em vários 1º e 2º lugares. A agremiação participa das discussões sobre políticas públicas, seminários e congressos de educação, saúde, questão racial, gênero, cultura, esporte, eventos oficiais da cidade, apresentações em escolas e entidades assistênciais,  com a consciência da importância da sua participação na história da sociedade.

Tem como presidenta para o mandato de 2011 a 2015 a professora Adria Maria Bezerra Ferreira e como vice presidente o senhor João Bento da Silva- “Seu Santo”, que atua na entidade há 53 anos, tendo iniciado sua participação na escola em 1957. É detentora de vários títulos de carnaval.

É declarada de utilidade pública municipal em 02 de julho de 1990- Lei nº 5.775/90, registrada desde 1933, no 1º Cartório de Imóveis e Anexos Pessoas Jurídicas da comarca de Ribeirão Preto-SP.

PRIMEIRA DIRETORIA
(Foi eleita em assembléia nos dias 10 e 24 de março de 1933).

ATUAL DIRETORIA
(Eleita e fevereiro de 2011 – mandato de 2011 a 2015).

Deixe um comentário